quarta-feira, 30 de abril de 2014

Goji berry: 5 benefícios da fruta

Se aliada a uma dieta balanceada e à pratica de exercícios físicos, essa frutinha de origem chinesa é capaz de prevenir uma série de doenças e até ajudar na perda de peso.


ajuda a emagrecer

1 colher de sopa de goji berry desidratada tem 50 calorias. Para evitar o ganho de peso, não ultrapasse 2 colheres.
Foto: Getty Images


1. Afastar a gripe
Quer se proteger dessa infecção? Pois dê mais atenção à goji berry. Isso porque experts da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, notaram o seguinte: cobaias mais velhas que tomaram uma bebida à base da fruta responderam melhor à vacina antigripe após serem expostas ao vírus da doença. "A goji berry aprimora a ação de células responsáveis por ativar unidades do sistema imune que combatem infecções", acredita Simin Meydani, autora da investigação.

A especialista ressalta que são necessários outros experimentos para averiguar se os idosos teriam as mesmas vantagens ao apostar na fruta.

melhorar a visão

2. Melhorar a visão
Um dos destaques dessa frutinha são os carotenoides, grupo do qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Esta, aliás, é a grande representante da turma, já que responde por quase 60% do conteúdo de carotenoides da fruta. E já está mais do que demonstrado que as substâncias dessa classe são capazes de prevenir problemas sérios de visão, como aqueles que afetam a mácula - a parte central da retina, cuja missão é captar os detalhes.


3. Prevenir câncer
Também chama atenção a quantidade de betacaroteno presente na goji berry: seis colheres de sopa da fruta (100 g) concentram 7,4 mg desse nutriente. Para ter ideia, a mesma porção de cenoura – uma das mais famosas fontes de betacaroteno – tem 4,7 mg. Graças ao seu poder antioxidante, ele impede o aparecimento de tumores ao combater os radicais livres, substâncias capazes de provocar mutações nas células.


4. Auxiliar o intestino
As fibras - importantes para o bom funcionamento desse órgão - também são abundantes na goji. Seis colheres de sopa da fruta (100 g) têm 7,4 mg de fibras. A mesma quantidade de feijão tem 6,4 g do nutriente.

ajuda a emagrecer

5. Ajudar a emagrecer
Se o seu principal objetivo é perder peso, saiba que a goji berry tem seus préstimos. Isso porque, na escala de índice glicêmico (IG), ela soma ínfimos 29 pontos. Alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG. E a vantagem disso é simples: como eles não fazem os níveis de glicose disparar, o pâncreas não precisa liberar de vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de todo o açúcar excedente. Lembrando que outra função desse hormônio é armazenar energia no corpo - inclusive na forma de gordura. Daí a importância de priorizar alimentos com baixo IG.



Quanto devo comer?

Se quiser tirar proveito de tudo isso, solução é investir na goji desidratada. Com a redução do volume, o perigo é encher a mão e, dessa forma, colocar a cintura em risco. Por isso a recomendação de consumir 2 colheres de sopa por dia, que reúnem 100 calorias, sem deixar de moderar no resto da dieta. Se optar pelo extrato, não ultrapasse 3 cápsulas ou 600 mg da versão em pó.
 fonte: http://mdemulher.abril.com.br

terça-feira, 29 de abril de 2014

Saiba quais guloseimas você pode incluir na dieta (e ainda emagrecer)

Algumas gostosuras podem fazer bem para a saúde e para o processo de emagrecimento. O segredo é seguir uma alimentação equilibrada e escolher apenas uma opção de guloseima por dia. Siga o cardápio e perca até 3 kg em 15 dias.

Os ácidos fenólicos do cacau ajudam a evitar o acúmulo de gordura.


Goiabada cascão

goiabada cascão


É rica em fibras insolúveis e ajuda a espantar a fome. Tem bastante potássio, mineral importante para o controle da pressão, e fósforo, que dá uma força para melhorar a memória.

Amendoim
amendoin

Fonte de ômega 6, que tem ação anti-inflamatória, e vitamina E, um eficiente antioxidante. "Além disso, o amendoim mata bem a fome", lembra a nutricionista Suellen Becher.

Geleia de frutas vermelhas

geléia de frutas vermelhas

Contém antocianina, substância que combate o processo inflamatório causado pelo excesso de gordura corporal.

Abacaxi em calda

abacaxi em calda

A bromelina, enzima presente na fruta, facilita a digestão de proteínas de origem animal. As fibras solúveis do abacaxi reduzem a fome e controlam o colesterol.

Chocolate
chocolate

Segundo pesquisas realizadas por uma universidade de Taiwan, essa delícia diminui a fome e, graças aos ácidos fenólicos presentes no cacau, evita o acúmulo de gordura. Contém cafeína e feniletilamina, antidepressivos naturais. Prefira o meio amargo.

Bolo de maçã com canela

bolo de maçã com canela

Prepare-o com a casca da fruta, que contém pectina, uma fibra que facilita o funcionamento do intestino. Já a canela age como termogênico, ajudando na queima de calorias. Mas use farinha integral e açúcar mascavo, mais saudáveis.

Castanha-do-pará
castanha do pará

"Reduz a fome e é uma ótima fonte de selênio, mineral importante para a imunidade e que tem efeito antioxidante", explica Suellen. É cara, mas comer uma ou duas por dia já traz benefícios.


Deixe a manteiga de lado e diminua a quantidade de sal da pipoca.

Pipoca

pipoca

Tem ômega 3, que reduz os níveis de triglicérides e do colesterol ruim. Prepare a pipoca sem manteiga, modere no sal e não exagere na quantidade. "Procure combiná-la com castanhas para promover mais saciedade", sugere Suellen.

Confira o programa de 1.200 calorias diárias com algumas guloseimas liberadas na medida. Dá para perder até 3 kg em 2 semanas.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheça melhor o elo entre saúde, alimentação e o bem-estar do seu intestino.



A relação entre o que comemos e o equilíbrio da saúde do organismo em geral foi um dos destaques do encontro GUT Microbiota for Health - um evento organizado pela Sociedade Europeia de Neurogastroenterologia e Mobilidade (ESNM) e Associação Americana de Gastroenterologia (AGA), que reuniu especialistas do mundo todo em Miami (EUA), em março de 2014. "O intestino deixou de ser reconhecido apenas como um órgão de digestão e absorção para assumir um importante papel imunológico. Afinal, ele tem grande participação na defesa contra as agressões do meio externo", explica Bruno Barreto, especialista em alergia e professor adjunto da Universidade do Pará, em Belém. Quem está por trás desse sistema de defesa é a microbiota – palavra que substitui o tradicional termo "flora intestinal".

Conheça melhor o elo entre saúde, alimentação e o bem-estar do seu intestino.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Para emagrecer e desintoxicar seu organismo!

Tem épocas que não tem como fugir da jacada, principalmente em feriados como a Páscoa. Sei que muita gente sofre para manter a dieta em feriados com esse. É por isso que as nutricionistas recomendam que as pessoas façam, de tempos em tempos, a Detox, dieta de desintoxicação, que promete eliminar toxinas e, de quebra, os quilinhos extras. Eu procuro fazer de vez em quando para limpar o organismo e o resultado é positivo, eu indico.

emagrecer

Na prática o que acontece é que o nosso corpo tem naturalmente um sistema de desintoxicação que funciona da seguinte forma: O fígado recebe toxinas e tem o papel de metabolizá-las para facilitar a eliminação, feita através da urina e suor. O problema é quando há uma sobrecarga de toxinas e o fígado não consegue dar conta. Nesse caso, elas excedem, passam a ser armazenadas pelo organismo e acumulam-se na gordura. Péssimo, né? Descobri que pode ser por isso que muitas pessoas tentam emagrecer, mas não conseguem. É porque precisam primeiro eliminar as substâncias tóxicas. 
Mas olha só, é importante lembrar que essa não é uma dieta pra fazer toda hora. Ela é recomendada para quem tem histórico de alimentação errada e desequilibrada, quem quer perder peso,  quem pretende engravidar ou simplesmente quem está com os sintomas de organismo intoxicado e busca qualidade de vida. E sempre façam com o acomanpanhamento de um especialista, tá?

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Opções saudaveis para consumir na Páscoa!!

dicas saudáveis

Com a proximidade da Semana Santa, não faltam dúvidas sobre quais as opções mais saudáveis para consumir na Páscoa. As vitrines e mercados estão abarrotados de chocolates, então resistir a tentação e manter uma dieta equilibrada torna-se quase um desafio.

Na Sexta-feira Santa, tradicionalmente não devemos consumir carnes em geral, e sim, peixes. É uma ótima opção, por ser uma carne com menos gordura e, portanto, mais leve. Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes. As opções fritas ou gratinadas acrescentam muitas calorias e colesterol, por conta dos queijos e creme de leite.
peixes

Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo. São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras - diminuem a absorção de gordura e aumentam a saciedade - como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc).

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Não quer ganhar peso na Páscoa? Segue ai 5 boas dicas!!

Substitua Alimentos e Mantenha a sua dieta!


Páscoa é sinônimo de muita comida e muitos chocolates. Por isso quem está de dieta sofre para não sair da linha e nem "enfiar o pé na jaca" diante de tantas tentações. Para não se alimentar de forma errada e evitar o ganho de peso, a dica da nutricionista Mila Moraes, da equipe MPIO, é optar por receitas mais saudáveis. Além disso, alguns outros truques podem ajudar a manter a forma. Veja dicas na sequência de fotos.

1 - Não pule refeições

"Caso abuse no consumo do chocolate, não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais e proteínas magras, como o peito de frango e peixes brancos", sugere.