quarta-feira, 30 de abril de 2014

Goji berry: 5 benefícios da fruta

Se aliada a uma dieta balanceada e à pratica de exercícios físicos, essa frutinha de origem chinesa é capaz de prevenir uma série de doenças e até ajudar na perda de peso.


ajuda a emagrecer

1 colher de sopa de goji berry desidratada tem 50 calorias. Para evitar o ganho de peso, não ultrapasse 2 colheres.
Foto: Getty Images


1. Afastar a gripe
Quer se proteger dessa infecção? Pois dê mais atenção à goji berry. Isso porque experts da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, notaram o seguinte: cobaias mais velhas que tomaram uma bebida à base da fruta responderam melhor à vacina antigripe após serem expostas ao vírus da doença. "A goji berry aprimora a ação de células responsáveis por ativar unidades do sistema imune que combatem infecções", acredita Simin Meydani, autora da investigação.

A especialista ressalta que são necessários outros experimentos para averiguar se os idosos teriam as mesmas vantagens ao apostar na fruta.

melhorar a visão

2. Melhorar a visão
Um dos destaques dessa frutinha são os carotenoides, grupo do qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Esta, aliás, é a grande representante da turma, já que responde por quase 60% do conteúdo de carotenoides da fruta. E já está mais do que demonstrado que as substâncias dessa classe são capazes de prevenir problemas sérios de visão, como aqueles que afetam a mácula - a parte central da retina, cuja missão é captar os detalhes.


3. Prevenir câncer
Também chama atenção a quantidade de betacaroteno presente na goji berry: seis colheres de sopa da fruta (100 g) concentram 7,4 mg desse nutriente. Para ter ideia, a mesma porção de cenoura – uma das mais famosas fontes de betacaroteno – tem 4,7 mg. Graças ao seu poder antioxidante, ele impede o aparecimento de tumores ao combater os radicais livres, substâncias capazes de provocar mutações nas células.


4. Auxiliar o intestino
As fibras - importantes para o bom funcionamento desse órgão - também são abundantes na goji. Seis colheres de sopa da fruta (100 g) têm 7,4 mg de fibras. A mesma quantidade de feijão tem 6,4 g do nutriente.

ajuda a emagrecer

5. Ajudar a emagrecer
Se o seu principal objetivo é perder peso, saiba que a goji berry tem seus préstimos. Isso porque, na escala de índice glicêmico (IG), ela soma ínfimos 29 pontos. Alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG. E a vantagem disso é simples: como eles não fazem os níveis de glicose disparar, o pâncreas não precisa liberar de vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de todo o açúcar excedente. Lembrando que outra função desse hormônio é armazenar energia no corpo - inclusive na forma de gordura. Daí a importância de priorizar alimentos com baixo IG.



Quanto devo comer?

Se quiser tirar proveito de tudo isso, solução é investir na goji desidratada. Com a redução do volume, o perigo é encher a mão e, dessa forma, colocar a cintura em risco. Por isso a recomendação de consumir 2 colheres de sopa por dia, que reúnem 100 calorias, sem deixar de moderar no resto da dieta. Se optar pelo extrato, não ultrapasse 3 cápsulas ou 600 mg da versão em pó.
 fonte: http://mdemulher.abril.com.br

Um comentário:

  1. Sou fã do goji. Tão fã que resolvi comercializá-la. Quem tiver interesse me procure!
    bartiragoji@gmail.com
    Bartira

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar!