quarta-feira, 4 de maio de 2011

10 dicas para emagrecer sem dieta!

Experimentar as dezenas de dietas da moda pode ser difícil de aplicar no dia-a-dia e de seguir fielmente. Para quem conseguir e verificar resultados quase imediatos, a verdade é que quando terminar a dieta, o peso que perdeu vai invariavelmente voltar. Então qual a resposta à pergunta “como emagrecer sem fazer dieta”? Adotar hábitos simples e práticos, que se tornam numa forma de vida saudável e com o peso sempre controlado. 
  1. Porções perfeitas. Aprender a controlar a quantidade de alimentos que ingere passa por consumir, de forma sensata, porções de comida que vão de encontro às suas necessidades alimentares – nem de mais, nem de menos. Será que precisa realmente de repetir a dose ao almoço? Será que tem mesmo de comer qualquer coisa antes de se deitar? Por vezes confundimos fome com vontade de comer, saiba distingui-las para manter o peso sob controlo.  
  2. Beba água. A água é uma das bebidas que deve beber se quer emagrecer ou manter o peso perdido, ou seja, é um excelente substituto para qualquer outra bebida, principalmente aquelas que engordam. Para além de assegurar os nossos níveis de hidratação, o consumo de água é saciante, o que nos deixa com menos fome.
  3. Top 3 alimentos. No que toca a alimentos que combatem a gordura, deve apostar nesta trilogia que, para além de ser pouco calórica, tem uma enorme variedade de opções saborosas e saudáveis para oferecer: fruta, legumes e cereais integrais.
  4. Várias vezes ao dia. Uma das melhores formas de emagrecer e de manter o peso sob controlo é fazer várias e pequenas refeições ao longo do dia, em vez de três refeições pesadas. Os lanches são uma excelente maneira de saciar o apetite, manter os níveis de energia elevados e evitar os “ataques de fome” na hora das refeições principais. Também aqui é necessário escolher inteligentemente os snacks – procure alternativas saborosas e pouco calóricas.
  5. Informação nutricional. Aprenda a ler a informação nutricional dos rótulos alimentares – aí encontrará tudo o que precisa para controlar o consumo de calorias, para regular as porções e tornar mais saudável a sua alimentação. Saber exatamente o que comemos é essencial para manter a boa forma.
  6. Alimentação inteligente. Todos nós sabemos bem o que é fazer uma alimentação saudável, mas nem sempre é fácil eliminar as nossas comidas e guloseimas preferidas do dia-a-dia. Como contornar esta situação sem o sentimento de privação total? Reduzindo as quantidades consumidas aos poucos – comece por cortar para metade, depois para um terço, depois para um quarto e assim sucessivamente até eliminar definitivamente os alimentos altamente calóricos, gordurosos e pobres em nutrientes.
  7. Fibra fabulosa. Inclua mais fibras no regime alimentar – este alimento maravilha é altamente saciante, ou seja, não nos deixa com a sensação de fome e mantém os níveis de açúcar equilibrados, o que evita o desejo por doces e a vontade de comer demais.
  8. Seja mais ativo. Perder peso eficazmente sem ter de recorrer a dietas rígidas passa, naturalmente, pela prática regular de algum tipo de exercício físico. Para além de todos os benefícios de saúde que o exercício físico traz, é a fórmula secreta para perder peso e mantê-lo longe. Comece pequeno, com uma caminhada diária de 15 minutos, por exemplo, e vá aumentando o seu tempo de ginástica aos poucos. Aprenda a manter o seu plano de fitness – é apenas uma questão de hábito, uma questão de saúde.
  9. Durma o suficiente. São já muitos os estudos que ligam a insuficiência de horas de sono com o aumento de peso e o cansaço com a vontade de comer excessivamente. Garanta as suas oito horas de sono diárias para manter os quilos a mais bem longe.
  10. Mantenha um diário alimentar. Ver, preto no branco, tudo aquilo que come diariamente é uma excelente forma de perceber onde é que está a cometer os seus maiores “pecados alimentares” e corrigi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!