terça-feira, 15 de outubro de 2013

VOCÊ SABIA QUE A CONSTRUÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR SE INICIA NA INFÂNCIA?


Isso mesmo! E a amamentação é fator primordial, crianças amamentadas desenvolvem muito cedo a capacidade de autocontrole sobre a ingestão de alimentos e isso acontece devido ao aprendizado da saciedade e pela sensação fisiológica (normal) da fome durante o período de jejum, aquele em que as crianças ficam sem se alimentar.

EU COMO MÃE POSSO INTERFERIR NESSE “AUTOCONTROLE”?

Sim!!! Geralmente há uma expectativa muito maior sobre a quantidade de alimentos que as crianças necessitam comer. Assim, é ofertado à criança uma quantidade de alimentos muito maior que sua capacidade gástrica, ou seja, a oferta é maior do que a criança consegue comer. Por isso, muitos pais sentem dificuldade na hora da alimentação, acham que o bebê não está se alimentando bem ou em quantidade insuficiente, quando na verdade temos que lembrar de que a criança está iniciando a alimentação complementar, está aprendendo a testar novos sabores e texturas, sua capacidade gástrica (como já foi explicado) é pequena. Portanto, mamãe, nada de ansiedade e preocupação excessiva nessa hora.


Ainda sobre a oferta da alimentação, temos que entender que se não respeitarmos a capacidade do bebê de se alimentar, estamos estimulando a criança a comer sempre mais do que o necessário, lembram do “autocontrole”?? Pois é, se continuarmos a oferecer sempre mais alimentos do que o necessário, o autocontrole do bebê vai sendo perdido, podendo ser fator para alimentação excessiva com consequente sobrepeso da criança.

Outro coisa que as mamães precisam saber é  distinguir o desconforto de quando a criança realmente está com fome de outros tipos de desconfortos como, sede, frio, fraldas molhadas ou sujas, etc, pois assim vamos evitar  o oferecerecimento de alimentos ou insistência para que a criança coma quando ela não está com fome.

QUEM AQUI NUNCA OFERECEU PRÊMIOS COMO GRATIFICAÇÃO PARA A CRIANÇA SE ALIMENTAR, OU CASTIGOS PORQUE A CRIANÇA NÃO SE ALIMENTOU??

Ninguém não é?? Essas práticas são desaconselháveis e nocivas, isso gera na criança uma certa dependência. Lembrem-se: Algumas crianças precisam ser estimuladas a comer, nunca “forçadas”!

Para encerrar nosso conversa de hoje, fica a última dica: Ofereça a alimentação complementar, sem rigidez de horários, com intervalos regulares para que a criança sinta a necessidade de se alimentar (fome)!
 fonte: http://www.queridavidasaudavel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!