sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Alimentos superpoderosos para a primavera

A chegada da primavera costuma afetar vários aspectos do nosso dia a dia. Muitos comemoram o fim do inverno, a proximidade do verão, o desabrochar da natureza e assim por diante. E trata-se de uma época que inspira muitos a começar uma nova dieta, exercícios físicos ou simplesmente a melhorar alguns hábitos e promover mudanças em casa e na alimentação.


Seguindo esta onda, existem alguns alimentos considerados poderosos e que combinam bem com essa mudança de estação. Alguns destes itens prometem melhorar a pele, o humor, a energia e a saúde de quem está deixando para trás o inverno e quer iniciar a primavera bem preparado/a:


- aspargo: o aspargo contém um tipo de vitamina B que é importante na síntese da dopamina e da serotonina, que são neurotransmissores cruciais no nosso humor.


- espinafre: estas folhas são ótima fonte de ferro, que é um componente chave nos glóbulos vermelhos e que ajuda a “encher” nossos músculos de energia e oxigênio.

Segundo um estudo sueco recente, elementos importantes do espinafre também ajudam a aumentar a eficiência das mitocôndrias, as “produtoras” de energia das nossas células.


- alcachofra: o magnésio encontrado neste vegetal é vital para mais de 300 reações bioquímicas que acontecem no nosso corpo, incluindo a produção de energia. Estudos apontam que mais da metade da população não consome a quantidade diária necessária deste mineral.


- morango: Pela sua alta carga de antioxidantes, os morangos ajudam a pele a regenerar de efeitos nocivos (como o da poluição e o dos raios UV), que também ganha com a alta concentração de vitamina C da fruta – segundo estudos, o consumo dessa vitamina é associado com uma pele com menos rugas e menos desidratada.


- salsa e coentro: A primavera é a melhor época para colher a maioria das ervas. Os benefícios da salsa, por exemplo, são encontrados nela o ano todo, porém, nesta época, eles são ainda maiores. Os dois temperos são comuns na nossa cozinha e tem poderosos efeitos medicinais. Segundo estudos recentes, estas duas ervas frescas possuem nutrientes com potencial anti-inflamatório. A salsa também é uma excelente fonte de antioxidantes e flavonoides e é rica em vitamina C. Entre os benefícios do consumo do coentro fresco, está o aumento do nível de colesterol bom (HDL) e redução no nível do LDL (colesterol ruim).
fonte: http://www.xalingo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!