quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ACEROLA - uma faz frutas mais ricas em concentração de vitamina C.




Essa época do ano é a época onde há muita produção de várias frutas e hortaliças, as quais podem ser encontradas em grande abundância nas feiras e supermercados e uma delas é a acerola, uma das frutas mais ricas em concentração de vitamina C.
A acerola também é conhecida como a cereja das Antilhas, se trata de uma fruta tropical que é nativa do mar das Antilhas, situada na América Central e do norte da América do Sul, já no Brasil a fruta se desenvolve em regiões de clima quente, sendo produzida desde setembro até abril.

A acerola era pouco conhecida pela população, mas desde estudos recentes feito com a fruta, resultando em que ela é mais rica em vitamina C do que a laranja, fez com que muitas pessoas passassem a consumi-la e assim começou a fazer parte do cardápio das população brasileira.
A acerola possui ainda vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade e ainda é considerada uma excelente fonte de vitamina C, pois em 100 gramas da parte comestível da fruta, podemos encontrar até 80 vezes mais vitamina C do que a mesma quantidade de laranja ou limão, sendo ainda rica em cálcio, ferro e fósforo, podendo ser consumida ao natural, ou então, na forma de refrescos, sucos com outras frutas, geléias, compotas, doces e sorvetes.


Como a época de produção já está terminando, veja aqui várias receitas que podem ser feitas com este produto.
Mas, ainda é importante ressaltar que por ser uma fruta extremamente delicada, acaba apodrecendo rapidamente após ser colhida, por isso, é quase que impossível comprá-la na forma in natura, a não ser quando se tem acesso à árvore da fruta, chamada de aceroleira.
Por isso, ela é vendida na forma de polpa da fruta, o qual possui as mesmas vitaminas e sais minerais que encontramos na fruta in natura e em quantidades idênticas, sendo consumida assim pelos consumidores que não tem acesso a aceroleira, podendo ser encontrada em supermercados na parte dos congelados.
Mas, mesmo assim é possível preparar deliciosas 
receitas usando a polpa da fruta, a qual é vendida de maneira congelada.

A região que mais têm acerolas é a região nordeste do Brasil e lá a agroindústria usa a fruta para a produção de sucos, polpa congelada e ainda outros produtos alimentícios que podem ser feitos com a fruta.
A fruta ajuda ainda no combate a gripes, tuberculoses pulmonares, resfriados, disfunções do fígado, disenterias, cicatrização e diabetes.

Veja agora uma receita feita com a fruta acerola:
Geléia de mousse: um quilo de acerola, dois copos de açúcar e um copo de água. Bata no liquidificador as acerolas junto com a água, coe grosseiramente e coloque o açúcar e leve ao fogo até apurar. É importante ressaltar que a geléia demora a dar ponto, mas esse é o segredo, deixando-a deliciosa.
fonte: http://www.dicasgratisbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!