segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Veja cinco dicas para uma alimentação rápida e saudável antes dos exercícios físicos

Mesmo naqueles dias de muita pressa, fazer atividade em jejum não é recomendado


dicas saudaveis



Não há pressa e nem atraso que justifique: sair de casa pela manhã direto para os treinos sem se alimentar não costuma ser uma boa ideia. Principalmente quando o exercício praticado em jejum for pesado e o atleta não estiver preparado para isso, o que aumenta o risco de hipoglicemia. 

Esse distúrbio, provocado pela baixa concentração de glicose no sangue, pode causar sudorese excessiva, dor de cabeça, fraqueza, vertigens, ânsia de vômito, desmaio e, em casos muito severos, até óbito.



Quando a hipoglicemia ocorre, o corpo passa a eliminar as proteínas musculares, na tentativa de conseguir novamente a glicose. Os resultados desse processo, conhecido como gliconeogênese, podem ser a perda de massa muscular e a flacidez.
Ainda assim, na nutrição esportiva existe uma corrente que trabalha com o chamado Aeróbico em Jejum (AEJ).

De acordo com o nutricionista esportivo Joelso Peralta, a estratégia é feita geralmente depois de um pernoite de cerca de oito horas, e as atividades realizadas precisam ser de intensidade moderada.

Método requer cuidados e planejamento

Peralta explica que a limitação de carboidratos no organismo, como ocorre logo após o sono, pela manhã, pode gerar adaptações fisiológicas no tecido muscular, aumentando sua capacidade de "queimar" tanto a gordura localizada abaixo da pele quanto a intramuscular. Mas ele alerta que o método requer cuidados — dentro de um planejamento, o exercício em jejum deve ser antecedido pela adaptação da dieta e do treinamento —, e só pode ser realizado por quem tem boa capacidade cardiorrespiratória, além, é claro, de contar sempre com acompanhamento de um profissional. 



— Buscar o aeróbico em jejum como uma estratégia de emagrecimento rápido pós-Natal ou Ano-Novo, por exemplo, pode resultar em efeitos contrários e causar malefícios para a saúde — pondera Peralta.

A indicação, portanto, é sempre procurar um nutricionista para saber exatamente como você deve se alimentar antes, durante e depois dos exercícios.

Na correria

A nutricionista esportiva Graziela Parisotto dá cinco dicas de alimentação rápida antes das atividades físicas

1) Hidratação é fundamental para praticar exercícios. O mínimo é de oito copos de água por dia

dicas saudáveis


2) Busque ingerir um copo de suco com algumas bolachas tipo água e sal
dicas saudaveis


3) Tome uma água de coco com torradinha e uma geleia sem açúcar, mel ou melado

dicas saudaveis


4) Quando o tempo está muito curto, pode-se consumir um isotônico


dicas saudaveis


5) Frutas secas, como passas de uva ou tâmaras, e mariola light são opções. Mas cuidado com as calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!