sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Compulsão de Doces - Saiba como controlar



Muitas pessoas sofrem de compulsão por doces. As causas para essas compulsões podem variar muito, mas as principais delas são: o desequilíbrio hormonal de insulina , a dieta pouco saudável, fadiga adrenal , desordens alimentares  e até mesmo síndrome pré-menstrual. Para combater completamente a causa de sua compulsão por açúcar, será preciso consultar, no mínimo, um médico; passos específicos para parar ou diminuir as compulsões dependem de um diagnóstico preciso. Com isso dito, muitos concordam que alguns passos básicos são eficientes para todas as várias causas de compulsão por açúcar. Aqui estão elas.




Aumente sua ingestão de proteína.  Normalmente, nossos corpos exibirão compulsão por doces quando realmente precisam de mais proteína. Isso não é verdade para todos – portanto, se comer um ovo ou um bife não aliviar a compulsão, considere as recomendações abaixo.

1.Remova tentações. Consulte a geladeira e a despensa. Livre-se de bolos, sorvetes, biscoitos, etc. Quando ir ao mercado, esforce-se conscientemente para não comprar doces.
2.Um bom hábito a se desenvolver é caminhar em vez de comer sobremesa. Se, após 10 minutos, você ainda desejar doces, gargareje um enxaguante antisséptico ou escove os dentes. O sabor que fica na boca não se misturará bem com doces e você provavelmente perderá as compulsões rapidamente.

Ou, para alterar mais drasticamente seu paladar, tente mastigar uma pitada de folhas de Gymnema Sylvestre. Nas próximas horas, qualquer coisa que não seja doce terá um gosto melhor que qualquer alimento açucarado.
3. Distraia-se. Ao focar sua atenção em outro lugar, você logo esquecerá sua compulsão. Independentemente de ser assistir a um programa de televisão, ler um bom livro, dançar sua canção favorita, tocar piano, ou até dormir – você se esquecerá daquele lanche que quis mastigar. Tente evitar sentar sozinho, pensando na compulsão.



4.Troque doces e açúcar por frutas. O corpo digere açúcares de frutas de um jeito específico, e não o digere da mesma forma do açúcar de mesa comum ou do presente em doces e alimentos processados. Isso acontece pelo fato do açúcar processado conter cerca de 50% de frutose, que dificilmente é metabolizada no fígado.  Frutas contêm fibras, vitaminas, minerais, enzimas e bons fitonutrientes – sendo que todas essas substâncias ajudam a contra-atacar os efeitos metabólicos da frutose e da glicose. A fibra nas frutas também desacelera a absorção de açúcares para que seus níveis de glicose no sangue subam muito (e desçam repentinamente). 



5.Evite os adoçantes artificiais. Adoçantes artificiais, como a Sacarina ou o Aspartame, jamais demonstraram eliminar a compulsão pelo açúcar, e podem aumentar a probabilidade de cânceres.  Diferentemente do que afirmam, adoçantes artificiais não demonstraram eficiência na limitação de obesidade entre os usuários. 
6.Prefira qualidade, e não quantidade. Coma pedaços pequenos de chocolates com 70% de cacau em vez de doces ao leite. Coma uma pequena colher de sorvete gourmet em vez de uma tigela inteira de sorvete. O doce satisfará muito mais e você estará consumindo menos açúcar no longo prazo.


7.Leia rótulos. Você pode se surpreender ao aprender quanto açúcar há nos alimentos que consome. Estar atento ao conteúdo de açúcar pode ajudá-lo a evitar alimentos altamente açucarados, livrando-o do vício.
8.Mastigue chiclete sem açúcar. Da próxima vez que sentir a compulsão, alcance um tablete de chiclete em vez de um pirulito. Pesquisas mostram que mastigar o chiclete pode diminuir a compulsão e o consumo de doces.

9.Melhore sua dieta em geral. Existem diversas maneiras de fazer isso, mas o seguinte meio pode ajudá-lo a se livrar da compulsão por açúcar:
Coma mais proteínas e gorduras, sendo que ambas podem fazê-lo se sentir satisfeito e cheio.
Faça refeições pequenas e frequentes que mantenham a estabilidade do seu nível de açúcar no sangue e eliminem a necessidade corporal por açúcar. Evite pular refeições (especialmente o café da manhã).
Tome polivitamínico diariamente. Alguns nutrientes ajudam a estabilizar o nível de açúcar no sangue – portanto, garanta a ingestão desses elementos suplementando-os em sua dieta apropriadamente.


10.Combata a hipoglicemia, ou falta de açúcar no sangue, experimentando o seguinte:
Faça um café-da-manhã SEM doces. Por exemplo, coma arroz marrom ou proteínas magras e vegetais escaldados.
Não coma doces (isso inclui frutas, farinha refinada e todos os adoçantes) antes das 15h00min. Após isso, coma frutas ou sobremesas adoçadas com grãos, e não doces que contenham açúcar refinado. Comer doces pela manhã ou no início da tarde tende a estimular a compulsão por açúcar durante o dia. Você pode se sentir mal por ingerir açúcares no início da manhã.
Caso tenha muita vontade de ingerir açúcar pela manhã e outra vez pela tarde, beba 1 copo de suco vegetal adoçado (veja a seção de Dicas para descobrir uma receita).
Evite adoçantes artificiais. Pesquisas demonstram que adoçantes artificiais causam intensa compulsão por doces.

Dicas
Ao terminar uma refeição, escove os dentes. A pasta de dente retirará o gosto da comida de sua boca (e muitos continuam comendo pelo fato de o sabor continuar na boca). O sabor mentolado reduzirá a probabilidade de você procurar coisas doces.
Coma uvas ou bananas congeladas. Coloque um saco de uvas ou uma banana no congelador antes de dormir e coma-as no dia seguinte, quando elas estiverem congeladas. Essas frutas satisfarão sua compulsão por doces e são mais saudáveis que o chocolate.



Algumas mulheres tendem a sentir compulsões por açúcar uma semana antes (ou na mesma semana da) menstruação. Se você souber ser possuidora de compulsões poderosas durante determinado momento do mês, prepare-se mantendo doces longe de casa e comendo petiscos saudáveis. Se a compulsão for por chocolate, em específico, certifique-se de consumir ferro e magnésio o bastante (ou tome suplementos): algumas mulheres com baixos níveis dessas substâncias parecem ser mais suscetíveis à compulsão por chocolates.
Não estabeleça objetivos que você sabe serem inalcançáveis. Conduza lentamente esse processo e você enxergará resultados gradualmente – não espere soluções rápidas.
Se você ceder à compulsão, não desista – apenas continue perseverando e você eventualmente poderá controlar suas vontades.
Algumas pessoas descobrem que combinar alimentos e beber mais água/chás realmente pode ajudar.
Se você não tiver tempo e recursos, mastigar um chiclete duradouro pode aliviar sua compulsão. A melhor opção é o chiclete sem açúcar. Se o chiclete for sem açúcar, ele pode conter adoçantes artificiais que podem causar inchaços e dores de cabeça, além de outros sintomas.
Normalmente, imaginar lardo derretendo e o conteúdo desse lardo (com toda sua gordura) faz com que as pessoas associem isso aos doces, fazendo-as perder qualquer compulsão por açúcar. Se você pensar no lardo sempre que sentir uma compulsão, ele pode reduzir sua vontade.
Faça seu próprio adoçante com Xilitol (Nota: O consumo de Xilitol é seguro para os humanos, mas mortal para animais). Apesar de seu nome químico, ele é um adoçante natural feito de fibra vegetal.



Para fazer uma bebida de Vegetais Doces, misture: 1/2 copo de alface verde finamente fatiado; 1/2 copo de cenoura finamente fatiada; 1/2 copo de abobrinha finamente fatiada; 1/2 copo de cebola finamente fatiada; e 4 copos de água em uma panela. Ferva os ingredientes por 10 minutos e os resfrie. Guarde na geladeira. Beba quente ou em temperatura ambiente.
Ao escolher mascar chiclete, é possível comprar versões sem açúcar. Se o chiclete for sem açúcar, porém, ele pode conter adoçantes artificiais, que podem causar inchaços, dores de cabeça e outros sintomas.

fonte: http://pt.wikihow.com


Um comentário:

  1. Oi Mari boa noite passando para te desejar uma maravilhosa semana que Deus abençoe você e toda a sua família beijos da Ju www.cantinhojutavares.com

    ResponderExcluir

Agradeço por comentar!