terça-feira, 5 de março de 2013

Porque esse desanimo? E como vamos melhorar...preste atenção!


Hoje em dia quem não ficou ou está desanimado? O desânimo é originado por vários fatores, dentre eles a deficiência de minerais, vitaminas, alterações hormonais, consumo de carboidratos simples, gordura saturada e trans, sedentarismo, uso de medicamentos e outros.

Já está bastante documentado o papel das vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais como o zinco, magnésio, cálcio, ácido fólico, coenzima Q10, ácido lipóico no papel em recuperar a energia celular. O mais importante a ser feito é aumentar a eficiência das nossas mitocôndrias que estão dentro das células e produzem energia e vitalidade.
Quais são os alimentos que irão melhorar este quadro?
1 – Alimentos como brócolis, couve, agrião, gergelim, outros vegetais verde-escuros. Sugestão é sempre tomar um suco de clorofila feito com 1 folha de couve com o talo. Este suco pode ser feito com outras frutas e fornece uma quantidade boa de magnésio, zinco e outros minerais importantes. Além disso ele ajuda no funcionamento do intestino, melhora a pele, a destoxificação hepática (eliminação de toxinas pelo fígado), reforça as defesas do sistema imunológico e outros.

2 – Sementes como girassol, gergelim, abóbora, melancia e melão fornecem uma quantidade muito significativa de zinco, mineral fundamental para isso. Além disso estas sementes melhoram a disbiose intestinal, aumentam a defesa do sistema imunológico, melhoram muito a acne, fazem bem ao intestino e outras funções. Você pode bater em sucos, fazer uma farinha com elas e colocar nas saladas e bolos.

3 – Alimentos ricos em coenzima Q10 – abacate, sardinha, brotos e açaí são campeões nesta coenzima que fornece vitalidade para as nossas células, ajudam a melhorar muito a energia e a disposição. Sugestão para o consumo é fazer um suco com polpa de açaí (sem o xarope) com abacate. É um suco excelente para fornecer energia! Não abusar nas quantidades, lembrando que o excesso destes alimentos que engorda e não somente o fato de consumí-los! Ou seja, não tomar mais que 300ml ao dia, ou comer abacate com açúcar, ai sim será possível ganhar peso. A sardinha é ótima para fazer patês, para ser consumida como filé e também fornece grande quantidade desta coenzima.

4  – Diminuir a ingestão de gorduras saturadas, trans, glutamato monossódico e carboidratos simples. Estas substâncias estão presentes em alimentos de padaria, produtos prontos, molhos e temperos prontos, carne vermelha, gordura de carnes, biscoitos, sorvetes, pão francês, pão de forma branco, doces, chips, salgadinhos e outros. Estes alimentos para quem quer ter mais vitalidade precisam ser eliminados do plano alimentar.
5  -Outro fator fundamental é o equlíbrio com os hormônios corporais e para haver isto é preciso também praticar atividade física, ler sobre assuntos diferentes, praticar mais a concentração, como fazer palavras cruzadas e sempre estar diversificando suas atividades.

6 – Cuidado com estes polivitamínicos prontos em farmácia porque os minerais e vitaminas que estão neles não estão na forma que o corpo absorve. Somente uma pequena parte é absorvida, e a maioria acaba sendo eliminada para a urina e ainda prejudica os seus órgãos. Melhor é mandar manipular um polivitamínico receitado de preferência por um nutricionista!
MUITO CUIDADO
FONTE: http://www.anutricionista.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por comentar!